Como anda o Cenário dos games de esportes?!
Os games esportivos sempre são muitos
procurados por jogadores de PC e Consoles. Dentro da categoria esportes,
existem games para todos gostos!
NBA2K
A Franquia NBA2K é a maior referência atual
quando se fala em basketball, o game da principal liga Norte Americana de
basketball, a NBA. O game foi soberano por muito tempo, não se comparando a nem
um concorrente, fazendo até mesmo o game EA, “NBA live”, sumir do mercado por
uns 3 anos. A experiência, jogabilidade e gráficos são incríveis e é assustador
o realismo.
O game se mantem no topo a quase 10 anos, mas
com o passar do tempo a empresa foi se acomodando e foi arriscando a dar
somente alguns ajuste finos para o próximo game, assim, em 2018 com o
lançamento de NBA2k18, a franquia se viu em maus bocados, pois a produtora
entregou um game quase injogável e muito desleixado que não agradou nada os
fãs. A 2k Sports agora tenta se redimir com o lançamento de NBA 2k19.
E como mencionado a franquia NBA 2K possui um
enorme realismo, que até alguns cogitam que a produtora entre para o ramo de
game futebolísticos. Ramo este, que possui somente 2 games na hegemonia, games
que muitas vezes que não se comparam ao realismo, experiência, jogabilidade e
extras campos exercida pela franquia NBA 2k.
Rocket League
Futebol com veículos é a ideia mais original
que apareceu depois de anos. Trocar jogadores por automóveis e faze-los quebrar
as leis da físicas nas suas manobras em busca de um gol é totalmente loucura e
isso iria com certeza beirar ao desastre, ou será que não?
Rocket League, lançado em 2015, é um game
indie que impactou todo o mercado gamer, o game trazia um conceito nunca visto
antes e soube aproveitar todo seu espaço. O novo conceito de jogo fez valer o
"benefício da dúvida", e utilizou está tal benéfico para alavancar o
game para as alturas, assim muitos jogadores que foram dar uma conferida no
novo estilo de jogo se viu encantado pelo game.
O game, é incrível, e isso refletiu em 3
indicações ao “The Game Awards" de 2015, levando 2 vitórias para casa,
dentre as indicações foi o Multiplayer, fator que se mais destaca sendo modo
mais jogado. Com pouco tempo de jogo você vai perceber que o que o Multiplayer
é um tanto quanto caótico e intenso, os controles são muito intuitivos e em
menos de 1 minuto você irá estar desesperado em busca do gol. Assim o game se
tornou um fenômeno, possuindo horas jogadas por vários jogadores que nem mesmo
pensam em cansar de jogar. Mesmo passado alguns anos do lançamento original, a
comunidade de Rocket League continua bem ativa e é relativamente fácil
encontrar uma partida no multiplayer.
Com o passar do tempo a produtora, foi
atribuindo novos estilos de jogos como: Um que substitui a bola por um disco,
tornando o jogo semelhante ao hockey no gelo, em outro caso a bola é de
basquete e invés de fazer gols, o seu objetivo é fazer inúmeras cestas. A
desenvolvedora implantou outras coisas no game, mas neste caso utilizou todo o
sucesso do game e lançou vários DLC's , que vão desde skins para os automóveis
originais do game e novos veículos para incrementar ainda mais o jogo. Além
disso foi lançado uma loja para que os fãs compre vestimentas e acessórios
originais de Rocket League.
Existem
inúmeros jogos esportivos que circulam pelo mundo dos games que vão de jogos,
como mencionado, de basketball, futebol inovador, corridas, etc. Este último
com uma grande variedade como de corridas circuito asfáltico ou as estradas irregulares
do rally.
Fórmula 1
Fórmula 1 é um exemplo, o
game é o único nesta área e a cada ano traz um game que acompanha a risca a
temporada real do esporte. O realismo do game chega ser absurdo, e a
jogabilidade é muito agradável. As vendas são relativamente boas, que reflete
em que o game vem sendo lançado a cada ano ao bom tempo.
Dirt Rally
Já Dirt Rally é outro bom
exemplo, o game possui licença oficial do campeonato FIA World rally, e promete
as emoções de pilotar em estradas com mais variados tipos de obstáculos. Ele se
destaca por seu realismo e complexidade em pilotar por vários lugares, até
mesmo no gelo.
Mesmo falando em todos estes games, e ainda faltando inúmeros outros. A linha de frente mundial nesta categoria esportiva continua em disparado sendo o futebol, que se reflete somente em duas franquias, que praticamente dominam o mercado por mais de 20 anos. Quais eu estou falando?
PES E FIFA é claro!
PES
e FIFA teve altos e baixos no cenário histórico, e alguns erros foram cruciais para
essa oscilação.
PES passou de maior game de futebol em 2013
para ver FIFA ultrapassar em vários quesitos, e o mais crucial os números de
jogadores que foram caindo anos pós anos. Isso deu principalmente por uma
escolha infeliz da Konami, uma instalação de uma nova engine (motor gráfico) no
PES2014, que não foi muito bem utilizado no game, pois, essa mesma engine era
usada no Game '' Metal Gear Solid V: Ground Zeroes. '', e possuía resultados
satisfatório especialmente em parte de texturas realistas. A Konami conseguiu
de certa forma o que buscou com a implantação da nova engine, em partes, o
gráficos do game era relativamente bons, o que realmente faltava era ajustes no
novo motor gráfico, fato que se mostrou futuramente nos novos games que esteve à
frente do concorrente direto FIFA 'graficamente” falando, mas sempre tem o
outro lado da moeda, a franquia sofreu com vários erros, como jogabilidade,
falta de atenção com alguns modos de jogo, perda de várias licenças de times e
competições, não que tudo isto seja por causa da engine, mas junto com engine
esses foram os grandes erros da produtora. Konami ao passar do tempo foi
aprendendo com os erros, e à cada ano o game se tornava melhor.
PES 2019, lançado no segundo semestre de 2018, é
considerado o melhor game da franquia desde PES 2013 (que por outro lado é
considerado o melhor game da franquia), a Konami mesmo perdendo a licença da
maior competição do mundo para a concorrente, a UEFA Champions League, trouxe
um game com uma jogabilidade nova, gráficos surpreendentes e várias licenças
novas. Sim as licenças são de times e competições de baixa expressão, mas já e
alguma coisa, que pode mostrar o regressar da franquia para seus primórdios.
Fifa por seu lado, possuiu um grande avanço no
mercado. Recebeu ao passar dos anos uma grande multidão de jogadores que
buscaram em FIFA o que não encontraram no PES 2014 e posteriormente no outros
games. FIFA trouxe uma ótima jogabilidade, várias licenças de ligas de grandes
expressões mundiais e modos de jogos que agradaram e muito ao público, mas ao
contrário de PES, FIFA 2019 não teve o efeito esperado. A frase o “o pior FIFA
já feito” viralizou na internet e mostrou a indignação do público com vários
fatores, dentre eles: aspecto gameplay, bugs que atrapalham a
jogabilidade, conexão de internet falha, jogadas macetadas e falta de inovação.
Mesmo trazendo a nova competição, Uefa Champions League, FIFA não agradou no
olhar do público, um dos motivos seria o foco nos extracampos, na qualidade
gráfica e atenção em faces dos jogadores, assim deixando o mais importante que
seria a Gameplay desleixada.
A pouca inovação das duas franquias é de
entender, pois as duas produtoras trazem um novo game a cada ano, assim
tornando o tempo muito curto para a elaboração e implementação de novas
funcionalidades, acredito que isso seria um erro, pois se houvesse um tempo de
produção maior, quando lançado, os games trariam inúmeras inovações e
novidades, pois atualmente o público paga preço de game triple A (AAA) a cada
ano, em um game que não possui novidades que justificam o preço. Por outro
lado, isso também é culpa de nós jogadores, se continuarmos a dar apoio e a
cada ano comprar os games, as produtoras nunca irão se prontificar a mudar,
pois não convém, o público está lá a cada ano para comprar na verdade uma nova
atualização do game anterior da franquia.
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